Hoje vamos conhecer um pouco dessa nova técnica aplicada dentro da cirurgia plástica. O especialista de hoje é o nosso parceiro, doutor Henrique Zanetti Brioschi, cirurgião plástico há 12 anos que atende nos municípios capixabas de Vitória e Venda Nova do Imigrante.
“Por que ela está tão em alta? Porque estamos vivendo um momento em que as pessoas estão repensando a alimentação e a atividade física, em busca de qualidade de vida. Mas, muitas vezes, as pessoas estão presas a uma característica genética que impede aquele resultado desejado, de eliminar a gordurinha localizada do abdômen, flancos, culote ou face interna da coxa.
O que é a lipo laser?
A lipo a laser tem essa finalidade de definir o contorno, dar harmonia. Ela valoriza depressões e saliências que a musculatura causa quando está hipertrofiada, e o resultado não fica artificial.
O procedimento não é novo, mas as técnicas que vêm sendo aplicadas, são relativamente novas. Na medicina, novo reflete a cerca de cinco anos. A questão é que o procedimento tem crescido muito justamente por causa dos resultados.
A lipo a laser é menos agressiva, porque o equipamento tem um milímetro e é flexível. O laser derrete a célula de gordura e cauteriza os vasos. Isso evita os roxos, o sangramento, o que torna menos traumático e causa menos dor. Os pacientes conseguem voltar para sua rotina muito mais rapidamente. Outro ponto a ser considerado é que a lipo a laser estimula o encolhimento da pele, eliminando a flacidez.
A tecnologia pode ser usada no tratamento de celulite, coisa que a lipo convencional não faz, e também na sudorese em excesso. Outra vantagem é a possibilidade de tratar áreas onde a convencional não atua, como no pescoço e papada. Mas as mulheres geralmente buscam mais abdômen, cintura e quadril. Quando digo quadril, falo dos chamados culotes. Também é comum a parte interna da coxa, os flancos e, em alguns pacientes, o braço.
Mas e depois da cirurgia?
O pós-operatório é comprovadamente muito mais tranquilo do que a lipo convencional, uma vez que há menos sangramento, menos edemas e menos inchaço.
Exemplo: um paciente que tem 1m70 e pesa 70 kg, e só vai retirar uma gordurinha localizada, recebe anestesia local. Depois do procedimento, se ele andou, comeu e conseguiu fazer xixi, já recebe alta. No caso dos pacientes que têm que tirar um pouco mais, por segurança recebe alta no dia seguinte.
Tomados os devidos cuidados caso a caso, em geral podem voltar à rotina em torno de cinco dias. Frise-se que este tempo de recuperação é uma média, pois varia de pessoa para pessoa. Cada ser humano tem um organismo próprio e um tipo de recuperação.
Mas é fato que na lipo a laser a recuperação é bem menos traumática. Como cuidado, a lipo a laser segue as orientações da lipo convencional. É preciso fazer drenagem e usar compressivos elásticos.
Existe contraindicação?
Sobre contraindicação, é eliminada na prevenção, ou seja, na série de exames que o paciente deve fazer antes do procedimento. A pessoa que vai para o centro cirúrgico já fez teste de tudo: diabetes, coração, rim, teste de coagulação sanguínea. Então não existem contraindicações para as pessoas que não têm problema de saúde considerado grave.
E o resultado dura para sempre Dr? De maneira geral, não é definitiva, se o paciente não se alimentar bem, se não tiver uma boa rotina e praticar atividade física, a gordura pode voltar. Então é um erro as pessoas acharem que fazer lipo e depois, fazer o que quiser, a gordura nunca mais voltará. Volta sim!”
O doutor Henrique Zanetti Brioschi é membro Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), graduado em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Fez residência médica em Cirurgia Geral pela UFES e Cirurgia Plástica no Hospital Naval Marcílio Dias-RJ. Também foi cirurgião plástico da Marinha do Brasil. Ele é um de nossos colunistas no FOCO SAÚDE.
CLIQUE AQUI E FIQUE POR DENTRO DOS CONTEÚDOS DOS NOSSOS ESPECIALISTAS E DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO!