A canela é uma especiaria obtida a partir da casca da árvore caneleira muito utilizada em várias receitas, pois proporciona um sabor mais adocicado. Mas ela também pode ser consumida na forma de chá, o qual possui diversos benefícios para o organismo.
O consumo regular de canela, juntamente com uma dieta saudável e equilibrada, pode trazer diversos benefícios. Então confira agora 18 formas de como a canela pode ajudar a melhorar a sua saúde.
1. Previne câncer
Muitas pesquisas têm focado a canela como uma planta medicinal com potencial preventivo e terapêutico do câncer. Mas, até o momento, a maioria dos estudos foram feitos em tubos de ensaios ou modelos animais, sendo necessário aprofundar ainda mais esse assunto.
No entanto, o que os pesquisadores têm observado é que o extrato de canela ajuda a proteger contra o câncer, pois ativa respostas antioxidantes protetoras.
2. Melhora a sensibilidade à insulina
Segundo dois estudos, a canela pode reduzir de forma significativa a resistência à insulina, uma consequência grave de pessoas que possuem síndrome metabólica e diabetes tipo 2. Desse modo, a insulina consegue realizar o seu papel – regular o metabolismo, usar energia e transportar o açúcar.
3. Diminui o açúcar no sangue
Além de beneficiar a sensibilidade à insulina, a canela é muito conhecida por reduzir as concentrações de açúcar no sangue (ou seja, a glicemia).
Desse modo, ela reduz a quantidade de glicose que entra na corrente sanguínea após uma refeição através da intervenção nas enzimas digestivas. Assim, a digestão ocorre de forma mais lenta, liberando o açúcar de forma gradativa.
Além disso, a canela contém substâncias que podem atuar nas células, imitando a insulina. Quando isso acontece, a absorção de glicose pelas células aumenta.
A dose eficaz é de aproximadamente 1 a 6 gramas de canela por dia (cerca de 0,5 a duas colheres de chá).
4. Possui antioxidantes
Como a canela é rica em antioxidantes, tais como os polifenóis, ela ajuda a proteger o organismo contra os danos oxidativos causados pelos radicais livres.
De acordo com um estudo, a canela é uma das especiarias mais ricas em antioxidantes de tal modo que pode ser utilizada como conservante natural de alimentos.
5. Melhora os problemas digestivos
Devido aos efeitos antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório, a canela auxilia pessoas que possuem problemas digestivos, tais como flatulência, problemas de estômago e diarreia.
Por esse motivo, não deixe de incluí-la em sua dieta e finalmente se livrar desses desagradáveis desconfortos gastrointestinais.
6. Combate as infeções das vias respiratórias
Outro benefício da canela para a saúde é seu efeito secante das mucosas e a ação expectorante natural. Então, se você está gripado ou com constipação, não se esqueça de tomar seu chá de canela e usufruir desse benefício.
7. Diminui a fadiga
A canela reduz a fadiga dando mais energia, melhorando a disposição e aumentando a resistência ao estresse.
Além disso, o cinamaldeído, composto responsável pela maioria dos poderosos efeitos da canela na saúde, ajuda a acelerar o metabolismo.
8. Ajuda a combater o colesterol
Mais uma vez, o benefício se deve à propriedade antioxidante da canela. Segundo um estudo, a canela reduz as concentrações de colesterol total, LDL (o colesterol ruim) e triglicerídeos. E mais. O colesterol HDL, considerado bom, permanece estável ou até mesmo pode aumentar.
Desse modo, consumir essa especiaria ajuda a melhorar o perfil lipídico, o que pode reduzir o risco de doenças cardíacas.
9. Facilita a digestão
Se você combinar a sua xícara de chá com uma colher de mel, saiba que a sua digestão irá melhorar de forma significativa. Isso porque o mel possui enzimas que facilitam a digestão e a canela tem um efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório.
10. Diminui o risco de cancro
Devido às suas propriedades antioxidantes, a canela ajuda a combater o cancro. Isso porque elimina os metabólitos e os radicais livres causadores dessa doença.
11. Reduz o apetite
O motivo da canela reduzir o apetite é por causa da quantidade de fibra que compõe esta especiaria. Assim, aumenta a saciedade, o que por sua vez controla e reduz o apetite, afastando a fome por mais tempo.
12. Diminui o acúmulo de gordura
Como já foi dito, a canela ajuda a melhorar a sensibilidade dos tecidos à insulina. Como resultado, evita o acúmulo de gordura corporal e, assim, facilita o processo de emagrecimento.
13. Aumenta o apetite sexual
Além de melhorar a circulação sanguínea, inclusive dos órgãos genitais, a canela aumenta a sensibilidade e o prazer. Por isso é considerada um alimento afrodisíaco e tem sido bastante utilizada por aqueles que precisam aumentar o desejo sexual.
14. Tem propriedades anti-inflamatórias
Apesar de ser um processo incômodo, a inflamação é necessária, pois ajuda a combater infecções e a reparar danos nos tecidos. Mas, se não for controlada, o que era para ser benéfico, acaba se tornando um problema.
Nesse contexto, os antioxidantes presentes na canela possuem atividade anti-inflamatória e, desse modo, o chá de canela é um aliado no combate a inflamações.
15. Ajuda na menstruação
Já foi identificado que o consumo de canela pode provocar contrações musculares, inclusive na região pélvica. Com isso, ajuda a promover maior fluxo menstrual e, consequentemente, diminuição do ciclo.
Um estudo avaliou adolescentes que tomaram cápsulas contendo 420 mg de canela três vezes ao dia, durante o período menstrual. Os pesquisadores observaram que elas apresentaram significativa redução de cólica menstrual, náusea, vômito e sangramento durante as primeiras 72 horas do ciclo em comparação ao grupo que tomou um placebo.
E sabe o que é melhor? Não houve efeitos colaterais, mostrando ser um tratamento seguro e eficaz para dismenorreia em mulheres jovens.
16. Ajuda a combater o vírus HIV
Segundo algumas pesquisas, a canela extraída de uma determinada variedade de plantas ajuda a combater o HIV, vírus que inviabiliza lentamente o sistema imunológico.
Além disso, outro estudo revelou que a canela, entre 69 outras plantas medicinais, foi o tratamento mais eficaz para combater a infecção pelo HIV.
Mas, estes estudos ainda precisam ser analisados em humanos e, assim, conseguir determinar esses efeitos protetores do chá de canela.
17. Combate fungos e bactérias
Outro benefício terapêutico da canela é o combate a vários tipos de infecções. Isso é possível devido ao cinamaldeído, principal componente ativo da canela.
Segundo alguns estudos, o óleo de canela inibe o crescimento de Listeria e Salmonella, além de ser eficaz no combate a infecções do trato respiratório causadas por fungos. Ainda, esse efeito pode ajudar a prevenir a cárie dentária e a reduzir o mau hálito.
18. Previne doenças neurodegenerativas
O cinamaldeído e outros compostos presentes na canela são capazes de inibir uma proteína no cérebro que, quando é acumulada, está associada ao Alzheimer.
Além disso, um outro estudo descobriu que a canela ajuda a proteger os neurônios, normalizar as concentrações de neurotransmissores e melhorar a função motora em ratos com doença de Parkinson.
Atenção!
Apesar da utilização da canela ser segura é preciso tomar cuidado para não consumi-la de forma exagerada. Os efeitos colaterais do excesso ocorrem devido à cumarina, o que pode desencadear alergias e irritação na pele, hipoglicemia e dano hepático em pessoas com doenças graves do fígado.
Além disso, é importante ressaltar que o chá de canela é abortivo, pois estimula as contrações uterinas, e deve ser evitado por quem possui úlceras gástricas ou intestinais. Por isso, evite o consumo nesses casos.
Em relação aos bebês e crianças, é importante ter cuidado principalmente se houver antecedentes de alergia na família, asma ou eczema.